segunda-feira, 4 de julho de 2011

Tutorial: Lens Flare

Esse efeito Lens Flare na verdade é uma "imitação" do que a lente da câmera pode fazer... É como chamam o efeito de entrada de luz na lente, que forma esses pontos de luz "fantasmas". Não sei se é possível conseguir o Flare com uma câmera compacta, mas com uma DSLR é muito comum, ainda mais se não estiver usando uma lente com "para-sol", como por exemplo a 50mm, quando o sol fica "na borda" da imagem, a luz reflete dentro da objetiva e forma este Flare.

O que muita gente considera um "problema" eu considero um "efeito", mas nem sempre consigo ele propositalmente, então recorro pro photoshop.




Mas atenção, na minha opinião, este efeito não combina com qualquer foto, principalmente em fotos onde o sol ou grande fonte de luz não tem participação na imagem, então cuidado para não ficar "fora do assunto".

Aí vai:

Passo 1: O Flare
Após escolhida a imagem na qual o efeito será aplicado, acesse Filter -> Render -> Lens Flare...









Passo 2 e 3: Adicionando Flare

Neste menu, você pode direcionar o Flare para o ponto de maior luminosidade da foto, aonde supostamente a luz teria entrado na lente e provocado o efeito. Lembre de marcar 50-300 Zoom, que é o flare mais comum nas objetivas, a não ser claro que deseje outro tipo. Também pode ajustar a opacidade, eu deixo em 100% porque mais adiante poderemos modificar na própria imagem.

Este passo é feito só para posicionar o Flare no local desejado, depois ele será desfeito.









Passo 4 e 5: Desfazendo o que foi feito e Adicionando Layer

Antes deste passo, o efeito foi feito só para marcar a posição correta na imagem. Agora vamos desfazer o que foi feito (Ctrl + Z) ou simplesmete volte um passo no histórico/history. Para quem trabalha com edição em camadas, sabe que não é útil ter qualquer efeito adicionado à sua imagem principal sem poder modificá-lo quando necessário, por isso agora adicionaremos uma nova "layer" 

Criada a nova Layer (Shift+Ctrl+N), esta deve ser preenchida de preto, porque nenhum efeito pode ser realizado em cima de uma layer transparente. Use a ferramente "Fill ou Baldinho", ou qualquer outra que ache mais prática.






Passo 6: Repetindo o Flare

Agora, com a nova camada preenchida de preto, repetimos os passos 1 e 2, sem alterar posição e transparência, já que foi pra isso que posicionamos o efeito antes de criarmos a camada preta.







Passo 7 e 8: Camada em Screen e Opacidade
Agora, com o Flare adicionando em uma nova camada preta, precisamos "fundir" ele com a imagem, e por isso mudamos o modo da camada para SCREEN, como na imagem ao lado. Se este passo não for feito, o efeito não aparecerá na imagem.


Agora, podemos ajustar a opacidade para menos, e caso queira que o flare seja mais forte na imagem, pode-se duplicar a cama preta com o flare já adicionado (selecionar o Layer, ir em Layer-> Duplicate Layer), e ele ficará mais forte, e ainda permitirá mudar a opacidade.
Assim você poderá continuar a sua edição, deletar o efeito caso não queira mais usá-lo, sem perder outras alterações na imagem principal.


É isso!

0 recados:

Postar um comentário